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ROI de Marketing: o que é e qual a sua importância?

ROI de Marketing: o que é e qual a sua importância?

Um dos fatores mais importantes para o trabalho de marketing de uma empresa é ter total conhecimento sobre o seu ROI, ou seja, o retorno sobre investimento que será obtido com as campanhas. Isso visa melhorar a administração das suas ações de publicidade e obter maior controle e segurança em relação ao seu investimento financeiro. 

Se você não entende bem como funciona esse conceito de ROI de marketing, não sabe como calculá-lo ou mesmo como otimizá-lo para aumentar seu retorno financeiro, então este texto é para você.

Veremos o valor, quais os tipos existentes, como fazer o cálculo e ações para melhorar o ROI da sua empresa. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!

O que é ROI de Marketing e por que ele é tão importante?

A sigla ROI vem do inglês “Return on Investment”, que significa retorno sobre o investimento. Basicamente, trata-se de uma métrica utilizada para descobrir o retorno obtido sobre determinada aplicação em marketing. O ROI, normalmente, costuma ser apresentado em porcentagem para facilitar o entendimento dos valores e as projeções futuras. 

Conhecer esse dado é bastante útil, porque é por meio do cálculo do ROI de marketing que conseguiremos “equiparar” os diferentes resultados de seus investimentos nessa área. Os valores do ROI referentes às suas atividades de marketing são os catalisadores para que você continue (ou não) investindo em determinadas ações ou precise fazer ajustes nas estratégias. 

Qual a diferença entre o ROI do marketing de conteúdo e do tradicional?

Geralmente, os custos no marketing de conteúdo são menores, pois esse trabalho é focado em gerar leads e tráfego orgânicos por meio da criação de assuntos relevantes para o público. Com isso, os gastos com mídia paga são reduzidos, afinal, as despesas da publicação de artigos para blog é muito inferior às das publicidades apresentadas em TV, rádio, revista, jornais, outdoors ou mesmo na internet. 

Outra grande diferença se dá em relação à monitoração dos resultados: o marketing tradicional não dispõe da capacidade de medição do digital. Neste formato, é possível obter diversos dados e números precisos sobre a audiência e seu comportamento, de forma rápida e segura. É possível, ainda, conhecer quantos consumidores entraram em contato após descobrirem sua marca na internet. 

Como calcular o retorno sobre o investimento?

Calcular o ROI de marketing, a princípio, não é uma tarefa muito complicada, pois o marketing digital fornece várias ferramentas que auxiliam o rastreamento e a quantificação de dados, o que facilita bastante fazer o cálculo com exatidão. Assim, suas contas se tornam mais seguras e as projeções mais previsíveis, aumentando as chances de sucesso e escalabilidade do seu negócio. 

A fórmula do ROI é a seguinte:

  • ROI = (Faturamento – Investimento Total) / Investimento Total

Nesse contexto, temos o seguinte:

  • Faturamento = o total obtido em todas as vendas feitas por meio de uma campanha ou ação de marketing;
  • Investimento total = a soma entre o investimento total feito em marketing e o custo de produção daquilo que foi vendido.

Como melhorar o seu ROI de marketing?

Existem diversas estratégias que podem ser usadas para aumentar o ROI e ter mais sucesso nas suas campanhas. Muitas delas são simples e consistem apenas em algumas mudanças de hábito. Confira!

Construindo um plano de marketing

Se você deseja melhorar seu ROI, primeiramente procure fazer um plano de marketing bem elaborado e siga um cronograma. Porém, estabeleça metas realistas e alcançáveis.

Um bom planejamento será essencial para começar, mas ele não deve ser “engessado” demais. Caso os resultados não estejam satisfatórios, faça modificações até chegar ao ponto ideal.

Investindo em ações de marketing de baixo custo e alto retorno

O marketing digital se destaca por possuir um custo inferior ao do marketing tradicional e com um retorno proporcionalmente maior. O inbound marketing, por exemplo, tem um custo-benefício bastante significativo. Sua otimização pode gerar ROIs bem maiores do que as estratégias de marketing tradicionais.

Assim, em vez de investir milhares de reais em anúncios de revistas de nicho, carros de som, outdoors ou TVs, é preferível direcionar seu orçamento para as estratégias de marketing que vão melhorar o ROI de suas campanhas definitivamente.

Otimizando suas campanhas

Outra boa estratégia para melhorar o seu ROI é otimizar as suas campanhas de modo contínuo para aumentar sua taxa de conversão. A melhor forma de fazer isso é por meio de testes A/B.

Testes A/B são utilizados para avaliar duas ou mais versões diferentes de uma mesma página, por exemplo. Depois, verifica-se qual delas foi a mais efetiva e, assim, é possível descartar a que obteve pior desempenho e utilizar a que trouxe melhores resultados.

Imagine uma campanha de links patrocinados no Google AdWords, por exemplo. É possível realizar testes A/B com determinada imagem, palavras-chave, termos utilizados em um anúncio e muitos outros elementos disponibilizados pela ferramenta que podem otimizar resultados melhores para o seu ROI de marketing.

Aprimorando seus CTAs e landing pages para aumentar suas conversões

É muito importante otimizar seu site para que ele possa ser o mais interativo possível, conseguindo assim, aumentar suas conversões. Um CTA bem construído fará com que o usuário clique nele e seja redirecionado para uma página de seu interesse.

Aumentando a frequência de publicações

Quanto mais sua marca interagir com o público, mais engajado ele será — e isso é revertido em mais leads e clientes para seu negócio. Logo, consequentemente, suas campanhas terão mais adesão e vão gerar um ROI melhor. 

Para que esse trabalho tenha eficiência, inclua em seu planejamento de marketing um cronograma de publicações, com dias e horários para temas variados e em qual canal será utilizado. Além disso, você pode reutilizar publicações após certo tempo ou atualizá-las e postar de novo.

Ouvindo a opinião do público

O feedback dos consumidores é uma das formas mais eficazes de entender quais são os pontos que podem ser melhorados em suas campanhas. Em vez de trazer para o lado pessoal, use as críticas, reclamações e opiniões para resolver problemas internos e melhorar o seu retorno sobre o investimento. 

Melhorando a produção de conteúdo

A qualidade das suas publicações também é fator determinante para o engajamento e o sucesso nas suas campanhas. Conteúdos rasos e sem objetividade costumam desagradar o público, que, muitas vezes, já está saturado de informações repetidas. Por isso, procure conhecer sua persona, desenvolva temas mais relevantes para ela e observe seu ROI aumentar. 

Como visto, o retorno sobre investimento depende bastante do seu conhecimento e da relação com seu público-alvo, além dos canais que serão utilizados e da qualidade das suas ações. Sabendo calcular o ROI, você terá uma poderosa ferramenta para planejar suas campanhas, monitorar os resultados e realizar ajustes.

A partir daí, é só utilizar táticas eficientes para convencer o visitante a deixar seus dados para que você possa continuar mantendo contato e, quem sabe, gerar uma venda futura. Isso fará o diferencial no seu ROI de marketing, concorda?

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