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Saiba como escolher a melhor rede social para o seu negócio

Saiba como escolher a melhor rede social para o seu negócio

As redes sociais transformaram completamente a maneira como as pessoas se comunicam. Conforme esse hábito evoluiu, a mudança passou a atingir também as empresas. Hoje, é bastante comum ver marcas de todos os segmentos publicando nessas plataformas e interagindo com seus clientes.

Isso não é um movimento sem propósito. Ter uma estratégia de redes sociais para empresas é uma forma muito eficaz de impulsionar a visibilidade e as vendas.

Pense em todo o tempo em que as pessoas passam diariamente conferindo a timeline do Facebook, por exemplo. O seu negócio precisa estar nesse espaço.

Apesar de todo esse potencial, você não deve tentar colocar a sua marca em todas as redes sociais existentes: além de a cada dia surgirem mais delas, não é uma forma eficiente de conduzir a sua estratégia. É muito melhor atuar naquelas plataformas onde o seu público realmente está.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando e confira!

Como escolher as melhores redes sociais para empresas?

Passo 1: conheça o seu público

Quem você está tentando atingir com a sua estratégia de redes sociais para empresas? Dependendo do perfil dessas pessoas, pode ser que determinadas plataformas sejam mais indicadas do que outras.

Estude os hábitos delas, como costumam acessar a internet, tipos de publicações que preferem, entre outras informações.

Passo 2: analise suas opções

Parece que todos os dias surgem novas redes sociais, não é? Tenha objetividade ao decidir por aquelas que vão integrar a sua estratégia.

Depois de aprender a respeito do perfil do seu público-alvo, veja o que cada opção pode oferecer a você. Por exemplo, certas plataformas possuem mais variedade de formatos de conteúdo enquanto outras proporcionam mais visibilidade.

Passo 3: crie uma estratégia de conteúdo

Depois de ter em mente quem é seu público e em quais redes sociais atuar, chega a hora de começar a planejar o seu conteúdo.

Leve em consideração as opções de formatos disponíveis nas plataformas escolhidas e pense em publicações que conseguiriam atrair a atenção da sua audiência. Nessa etapa, vale a pena fazer experimentos e acompanhar os resultados deles.

Passo 4: comece tudo de novo

Todo esse trabalho nunca deve acabar. Depois de elaborar a sua estratégia de redes sociais para empresas e iniciá-la, você deve recomeçar o ciclo para se manter na rota do sucesso.

Continue avaliando o perfil do seu público-alvo e mantenha-se de olho em novidades da área que possam ser vantajosas para os seus planos.

Por quais redes sociais para empresas você pode começar?

Facebook

A mais popular da atualidade, possui diversos formatos de publicação e uma plataforma robusta de anúncios pagos.

Por ter a maior audiência, é quase certo de que você encontrará o seu cliente no Facebook. Ter uma página por lá é tão importante atualmente quanto ter um site e um blog na internet.

Instagram

Rede social focada no visual, permite uma linguagem mais descontraída e direcionada ao público jovem.

Possibilita a publicação de fotos e vídeos e disponibiliza o recurso Instagram Stories para conteúdo efêmero. É bastante frequentada por personalidades, então pode facilitar parcerias.

LinkedIn

Bem valiosa para o universo corporativo, a rede social LinkedIn é a escolha ideal para o mercado B2B.

Quem a frequenta está em busca de soluções, portanto, vale a pena ter objetividade nas suas publicações. Por não ser tão concorrida quanto o Facebook, pode oferecer um alcance extra aos seus posts.

Próximos passos

Atuar com redes sociais para empresas é algo básico nos dias de hoje. Não faz sentido ignorar esse movimento, uma vez que os seus concorrentes certamente já estão aproveitando as plataformas certas.

Não basta apenas entrar no Facebook e fazer alguns posts: você precisa trabalhar de maneira estratégica para se destacar em um meio tão sobrecarregado de conteúdo.

Continue aprendendo mais sobre como aproveitar o melhor desse meio para o seu negócio: veja no blog 5 métricas de marketing que você já deveria mensurar na sua empresa.