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Saiba como fazer um planejamento de marketing digital em 6 passos

Saiba como fazer um planejamento de marketing digital em 6 passos

Quer aproveitar corretamente todos os recursos à sua disposição e impactar seu público-alvo da maneira correta? Você precisa de um bom planejamento de marketing digital, mas, para isso, é necessário acertar na implementação de cada uma de suas etapas.

Planejar as particularidades de uma ação envolve uma série de tarefas cujo intuito é garantir uma maior qualidade nos seus resultados. Uma campanha pouco ou nada estratégica dificilmente conseguirá atingir o público que você deseja e trazer sucesso à sua empresa.

Para ajudar você nesse trabalho, preparamos um guia completo com tudo o que precisa ser feito para gerar um resultado positivo. Não importa qual seja o seu objetivo: com um planejamento eficaz, será possível atingi-lo.

Aprenda a seguir como fazer um planejamento de marketing digital em 6 passos:

1. Defina quais são os seus objetivos

Se você está implementando um planejamento de marketing digital, provavelmente tem alguma meta em mente. Antes de começar, é necessário definir quais são os objetivos da sua campanha. Sem isso, ficará impossível descobrir se as suas ações estão no caminho certo e se a sua estratégia deu certo ao final.

Além disso, é de vital importância determinar quais métricas são capazes de apontar o seu sucesso, chamadas de KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de desempenho). Ou seja, não basta saber o que você quer conquistar, é necessário especificar quais métricas apontarão se você conseguiu chegar aonde queria.

Por exemplo, se você quer aumentar as vendas de um produto, não é o suficiente apenas olhar para a quantidade de cliques e curtidas do seu conteúdo. Em vez disso, você deve acompanhar suas métricas de vendas e conversão. Somente assim você terá certeza de que os seus esforços geraram bons retornos.

2. Conheça a fundo o perfil do seu público-alvo

Para que o seu planejamento de marketing digital tenha sucesso, ele deve ser cuidadosamente pensado para o público que você está tentando atingir. Um alto grau de identificação é essencial em qualquer tipo de ação e a melhor forma de conquistá-la é fazendo uma boa pesquisa sobre o perfil da sua audiência.

Procure saber suas motivações, necessidades e quais plataformas digitais costumam usar com maior frequência. Não faz sentido atuar onde seu público não está ou em contextos que ele não conseguiria consumir seu conteúdo. Por exemplo, se você quer impactar quem trabalha o dia todo, vale mais a pena veicular sua publicidade no horário de saída do expediente.

Essas informações devem servir para que a sua abordagem toque nos pontos certos ao interagir com esse público. Uma ação certeira pode se apoiar nas necessidades dos seus potenciais clientes para tornar a sua marca algo mais desejável. O seu produto precisa se encaixar perfeitamente nas expectativas dele.

3. Adote os canais de marketing corretos

Uma das maiores vantagens de trabalhar com marketing digital é poder escolher entre diversos canais diferentes que podem aproximar você do seu público. Esse benefício também pode representar um desafio, já que é necessário optar pelos meios certos e decisões erradas prejudicam os seus resultados.

Para definir quais os melhores canais de marketing para utilizar, você tem que se voltar para a pesquisa sobre o perfil do seu público-alvo. Procure entender de quais formas essas pessoas consomem conteúdo para que as suas ações sejam veiculadas com visibilidade.

Os canais de marketing escolhidos precisam agregar algum valor aos seus objetivos e resultados. Não se limite apenas ao meio digital, já que o seu planejamento pode se apoiar em alguns elementos offline. Saiba utilizar os recursos certos que cada situação pede.

4. Planeje as suas ações

Trata-se da etapa principal de um planejamento de marketing digital, mas até agora você já percebeu a importância de combiná-la aos outros passos. Depois de seguir os pontos anteriores, chega o momento de pensar em suas ações propriamente ditas. Elas precisam ter a dose correta de inovação e adequação ao perfil do seu público.

Não se limite a reproduzir o que os outros já fizeram. Para que a sua ação de marketing ganhe destaque, ela precisa ter identidade própria. Essa é a hora de, mais uma vez, trazer à tona as informações captadas sobre o perfil do seu público para desenvolver as ações que conseguem impactá-lo da melhor forma.

Conte sempre com um fluxo de ideias inovadoras ao consumir conteúdo a respeito do tema em blogs e notícias do mercado. Ao ficar por dentro de o que outras marcas estão fazendo, é possível pensar em soluções cada vez melhores para as suas próprias necessidades.

5. Elabore um cronograma das suas ações

Considere os seus objetivos e em quanto tempo você deseja atingi-los. Leve em conta quais ações você planejou e qual seria o timing ideal para que elas gerassem os resultados esperados. A elaboração do cronograma é altamente importante porque garante o cumprimento de todas as etapas dentro do prazo estabelecido.

Seja realista ao determinar datas e horários do seu cronograma. Atrasos nunca são positivos, então é necessário conhecer muito bem o poder de entrega da sua equipe para que imprevistos não aconteçam.

Pense no tamanho do time que você tem à disposição e o volume de trabalho que será envolvido. Se você perceber que há uma demanda por entregas incompatível com o tempo disponível, considere ampliar seu quadro de funcionários (ou contar com freelancers).

6. Monitore os seus resultados

Para ter certeza de que os seus esforços conseguiram aproximar a sua empresa dos objetivos dela, é necessário analisar os seus resultados de forma estratégica. Considere os KPIs definidos nos passos iniciais e fique de olho nesses números para se certificar de que tudo está no caminho certo.

Essa etapa deve ser feita durante o curso da sua campanha, não depois dela terminar. Uma das principais vantagens do marketing digital é poder monitorar seus indicadores de performance em tempo real. Portanto, aproveite esse benefício para captar oportunidades de melhoria quando surgirem.

Pode ocorrer, por exemplo, que você perceba que os resultados de determinada iniciativa não estão indo muito bem. Em vez de deixar que isso comprometa a eficácia do restante da campanha, vale a pena fazer alguns ajustes pontuais para tentar reverter o quadro.

Agora é a hora de dar início ao seu planejamento de marketing digital! Siga cada um dos passos destacados acima e garanta uma maior qualidade tanto na execução quanto nos resultados. Vale a pena considerar a contratação de uma agência de marketing digital para auxiliar nesse trabalho, já que esse tipo de parceira costuma ter vasta experiência no assunto e grande habilidade para gerar os retornos que você espera.

Ficou com curiosidade sobre isso? Então veja aqui no blog como funciona uma agência de marketing digital.

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