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Saiba como usar a experiência do usuário para otimizar um site

Saiba como usar a experiência do usuário para otimizar um site

Cada vez mais, as empresas bem-sucedidas estão despertando para proporcionar uma boa experiência ao usuário. Essa é uma ótima maneira de gerar satisfação para o consumidor, melhorar o engajamento com a marca e otimizar o resultado das vendas.

Mariana, uma jovem de 22 anos, adora seguir blogs sobre moda. Por meio da newsletter de uma empresa do ramo, ela recebeu um convite para participar de um webinar com tema “Como customizar roupas usadas”.

Animada para participar, se cadastrou no evento e recebeu o link de acesso. Ao chegar em casa após uma jornada de trabalho em um escritório de advocacia, Mariana tomou um banho e em seguida acessou o link pelo smartphone para não perder nenhuma dica da blogueira. No entanto, ela não conseguiu participar.

Infelizmente isso acontece muito, pois nem todas as empresas estão preparadas para oferecer a mesma qualidade dos serviços para a tecnologia mobile e muitas pessoas ficam frustradas por esse motivo. Essa otimização para dispositivos móveis é um dos elementos importantes na hora de pensar um site mais completo e mais focado na experiência do usuário.

Neste post listamos as principais dicas para você resolver esse e outros problemas, otimizar o seu site e encantar o seu público. Confira:

Utilize espaços em branco nas páginas do site

Lembra como eram os sites na década de 80? Repletos de informações, banners e gifs animados. Hoje, menos é mais: mais prático, mais bonito, mais atrativo. Os espaços em branco deixam o seu conteúdo legível e permitem que o usuário se concentre no que está lendo.

Priorize a velocidade de carregamento das páginas

O usuário não tem paciência de ficar esperando um site carregar as informações como se estivesse usando internet via modem, como antigamente. Ele espera um resultado rápido para ter acesso ao conteúdo que deseja.

Segundo Neil Patel, especialista em marketing, uma demora de dois segundos no carregamento de uma página pode aumentar para 87% a taxa de abandono.

Tenha um site responsivo para uma boa experiência do usuário

O que aconteceu com Mariana poderia acontecer com um cliente seu. Por esse motivo, ofereça um site responsivo, capaz de fazer com que o usuário possa usufruir de todas as funcionalidades dos serviços prestados pela sua empresa em qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular — com a mesma qualidade.

Produza conteúdo útil, focado em estratégias

Não basta ter um site, você precisa alimentá-lo frequentemente com conteúdos que sejam de interesse do seu público. Além disso, é necessário utilizar técnicas de SEO — otimização de sites por meio de palavras-chave e calls to action, como assine a newsletter, comente, curta, compartilhe, entre outros.

Disponibilize links funcionais nas suas páginas

Para fazer com que o tráfego orgânico fique mais dinâmico, a dica é trabalhar para melhorar a visibilidade da empresa no Google. Um ótimo recurso para alcançar esse objetivo é inserir os links certos no corpo dos artigos. Isso significa agregar mais valor ao texto. Dessa forma, o Google “entende” que aquele conteúdo será útil para quem está buscando esse assunto.

Percebeu como é importante focar na experiência do usuário para que a sua estratégia de marketing seja um sucesso? É importante ficar atento a cada detalhe que possa causar constrangimento ou frustração no consumidor, porque o objetivo é encantar para fidelizar.

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