Saiba como usar as redes sociais como ferramenta de vendas

Para conseguir impactar os consumidores em um cenário de ampla concorrência, é fundamental ficar por dentro das principais tendências do setor. A partir das estratégias digitais adequadas, é possível promover o seu negócio com as ferramentas adequadas e, assim, conseguir um melhor desempenho. Uma das opções é utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas.

Afinal, os usuários estão cada vez mais presentes nessas plataformas. Por que, então, não usá-las para vender os seus produtos e/ou serviços? Aproveitando o engajamento e a proximidade com a sua audiência, pode ser uma forma de acelerar o processo de vendas e sair à frente dos seus concorrentes. Mas é preciso adotar algumas técnicas dentro dessa estratégia.

Você pode ir da segmentação de público nos seus anúncios até o uso de recursos do Instagram como o stories e o shopping. Com os cuidados adequados e algumas dicas avançadas, o desempenho da sua equipe de vendas pode ser potencializado. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e descobrir como usar as redes sociais como ferramenta de vendas? Continue a leitura e confira!

Qual é a importância das redes sociais para uma empresa?

De acordo com o Social Media Trends 2019, mais de 96% dos usuários que utilizam a internet têm uma conta em alguma rede social. Apenas no Facebook, segundo dados do statista, são quase 2,5 bilhões de usuários ativos por mês. No Instagram, cada pessoa passa, em média, 53 minutos por dia na rede social. Como ignorar números tão expressivos dentro dessas plataformas?

Para ter visibilidade online, portanto, não basta oferecer o melhor serviço ou o preço mais em conta para os seus consumidores. Os clientes em potencial precisam conhecer a sua marca. Como os números indicam, as redes sociais são fundamentais para conseguir esse reconhecimento. A partir da proximidade que o canal oferece, é possível transformar engajamento em vendas.

Explorando as ferramentas e integrações disponíveis, o trabalho pode ser ainda mais eficiente e preciso, causando um impacto real nos consumidores. Afinal, por que não utilizar esse canal para conseguir vender mais? Com uma página bem divulgada e muita interação com os usuários, a sua marca pode conseguir o brand awareness tão esperado e, ao mesmo tempo, aumentar as vendas.

Quais são as 6 dicas para usar as redes sociais como ferramenta de vendas?

O que fazer, então, para utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas? Para que você consiga diferenciar-se dos demais concorrentes, listamos 7 dicas avançadas para essa tarefa. Confira!

1. Integre a loja virtual com o Instagram Shopping

Com o uso cada vez maior dos smartphones pelos usuários, é preciso aproveitar as vantagens do marketing mobile para fechar mais vendas. O recurso do Instagram Shopping é uma dessas maneiras. Com uma tag nas suas fotos, é possível direcionar o usuário para a página do seu e-commerce, por exemplo, facilitando a tomada de decisão para que ele feche a compra.

2. Utilize a ferramenta Melhores Amigos no Instagram para criar ofertas exclusivas

Para criar uma experiência exclusiva para os usuários, é importante disponibilizar ofertas personalizadas e exclusivas. Identifique os consumidores que mais interagem com as suas publicações, analise as suas preferências e segmente as suas ofertas com o recurso de Melhores Amigos. É mais uma maneira de se aproximar ainda mais da sua audiência.

3. Use o pixel no Facebook

O pixel no Facebook é uma forma de conseguir acompanhar as ações e o comportamento do consumidor após visualizar um anúncio na plataforma. Dessa forma, você consegue ter um maior controle sobre as suas campanhas, gerando métricas para entender a eficiência da sua comunicação com o público ou integrar a campanha para diversos canais.

4. Segmente o público-alvo para anúncios

Além das ferramentas que possibilitam as vendas, é preciso fazer com que o usuário chegue até a sua página. Por isso, ao planejar os seus anúncios, é importante fazer uma segmentação do seu público-alvo, garantindo que a sua mensagem seja direcionada para os usuários mais propícios a serem impactados pela sua oferta. Isso já aumenta as suas chances de conseguir a conversão.

5. Intensifique o relacionamento com o seguidores

As vendas não vão acontecer de uma hora para outra. É preciso criar uma relação de interação e engajamento com o seu público. Por isso, intensifique o relacionamento com os seus seguidores ao longo do tempo. Não tente apenas vender, mas, sim, criar um contato mais próximo com a sua audiência, o que vai tornar o caminho mais simples para conseguir uma venda.

6. Explore o Instagram Stories

Segundo o próprio Instagram, mais de 500 milhões de usuários utilizam o recurso do Stories diariamente na plataforma. Essa pode ser uma oportunidade para criar um storytelling, uma forma de humanizar a sua marca e se aproximar ainda mais dos seus clientes. As funcionalidades de interação, como as enquetes, também podem ajudar a entender mais sobre seus usuários.

Quais são os riscos de não fortalecer a presença nas redes sociais?

Não explorar as redes sociais pode ser um erro para a sua empresa. Afinal, inúmeros clientes em potencial podem ser impactados pelo que você tem a oferecer. Como mostramos, é preciso mais do que fortalecer a presença digital, também, explorar os recursos disponíveis, por exemplo, vai garantir que você compita em pé de igualdade com os seus concorrentes.

Utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas é, portanto, uma alternativa válida para quem deseja, além de uma maior visibilidade, fechar mais negócios. Aproveitando o engajamento com a sua audiência nesses canais e utilizando os recursos disponíveis na plataforma, os processos são otimizadas e o contato com o consumidor torna-se direto, potencializando as chances de venda.

Agora que você já sabe como pode utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas, que tal descobrir mais algumas dicas de relacionamento por meio desse canal? Afinal, mostramos que o engajamento e a interação com a sua audiência nessas plataformas é importante não apenas para visibilidade.

Então continue no blog e saiba como proporcionar um bom atendimento!

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