fbpx

Você entende a importância do relacionamento por e-mail marketing?

Você entende a importância do relacionamento por e-mail marketing?

O e-mail marketing serve apenas para enviar ofertas e aumentar as vendas, certo? Errado! A ferramenta é poderosa quando se trata da promoção dos seus produtos ou serviços, mas também pode ter resultados muito interessantes quando utilizada de outra forma: relacionamento por e-mail marketing.

Estima-se que mais de um terço da população mundial terá uma conta de e-mail até o fim de 2019, mas provavelmente o seu público-alvo já está plenamente inserido no universo digital e confere a caixa de entrada diariamente (se não faz isso a cada hora ou se não passa o dia inteiro com o e-mail aberto).

Isso significa que você pode (e deve) tirar o máximo proveito da ferramenta. O e-mail marketing pode impactar positivamente a sua audiência em suas mais diferentes formas: e-mails promocionais, transacionais e também de relacionamento. E é sobre este último tipo que vamos tratar.

Relacionamento por e-mail marketing

Basicamente, qualquer e-mail que não se baseie em conteúdo promocional pode ser considerado um e-mail marketing de relacionamento. São mensagens que visam fortalecer a sua marca para o consumidor por meio de conteúdo que é útil para ele.

Por exemplo, quando a Netflix envia um e-mail sugerindo um novo filme ou série para o assinante, ela está investindo no relacionamento. O usuário já fez a assinatura, mas a plataforma de streaming segue sugerindo títulos para que o interesse se mantenha.

Quando você envia uma mensagem de aniversário com um cupom de desconto, isso também é relacionamento. Você está mostrando que o cliente é especial e oferecendo um benefício que o fará ter uma impressão ainda melhor da sua marca.

Investir no relacionamento por e-mail marketing é extremamente vantajoso para a sua empresa. Confira alguns dos benefícios desse tipo de mensagem:

Educação do cliente

O e-mail marketing é uma excelente oportunidade para educar o cliente em relação ao seu produto ou serviço. Você pode utilizar newsletters para compartilhar as novidades da empresa, mas também para compartilhar conteúdos interessantes e que podem auxiliar o usuário.

O Booking, uma das mais conhecidas empresas de reservas de hotéis, tem uma iniciativa muito interessante: cada vez que um cliente reserva diárias em sua plataforma, ele recebe por e-mail um guia sobre a cidade que será visitada.

Dessa maneira, a empresa não só encanta os consumidores, que perdem menos tempo pesquisando para montar o seu roteiro, como também reforça a marca. Afinal, a cada consulta ao guia a marca Booking estará lá.

Variedade de formatos

Com os e-mails de relacionamento você também pode explorar formatos que não cabem em mensagens promocionais.

Vídeos, infográficos, textos e imagens que vão além do conteúdo comercial são muito bem recebidos pelo seu cliente.

Um exemplo: periodicamente, o Spotify envia playlists específicas, e que não estão disponíveis na plataforma, para os seus usuários por e-mail. São listas especiais, com rankings e outros conteúdos que interessam a qualquer amante de música.

Dessa maneira, o serviço de streaming garante conteúdo único para cada ouvinte e se certifica de manter o interesse na plataforma. E, quanto maior o interesse, maior o número de usuários Premium.

Mensuração dos resultados

Outro benefício muito claro das mensagens de relacionamento é a facilidade de mensuração dos resultados.

Com a ferramenta certa, você é capaz de saber quantas pessoas abriram a sua mensagem e quantas clicaram para conferir o conteúdo que você está oferecendo, além de outras métricas.

Isso possibilita que você identifique em qual estágio do processo de compra o consumidor está e possa planejar com cuidado os próximos passos da sua estratégia de relacionamento por e-mail marketing.

Quer ficar sempre por dentro das novidades do marketing digital? Siga-nos no FacebookInstagram, LinkedIn e Youtube!