Confira 7 estratégias para você aplicar

Manter os seus consumidores felizes é essencial para a saúde de qualquer negócio. Um aspecto bem importante desse trabalho envolve contar com estratégias de fidelização de clientes bem efetivas.

Essa ideia é valiosa para qualquer área de atuação. Não basta apenas contar com esforços para conquistar novos consumidores, já que também é importante manter aqueles que você já captou em pleno contato com o seu negócio.

Não se trata apenas de entender a importância da fidelização de clientes e continuar atuando da mesma forma de sempre. Em vez disso, a sua empresa precisa de uma estratégia robusta e em plena evolução para ajudar a alcançar esse objetivo.

Veja a seguir 7 estratégias de fidelização de clientes para você aplicar em sua empresa:

1. Defina metas mensuráveis

Nenhuma estratégia deve ser iniciada sem que antes você defina muito bem quais são os seus objetivos e metas. Além disso, precisam ser plenamente mensuráveis, ou seja, apontar para métricas que podem ser medidas de forma objetiva.

O segredo para ter sucesso com isso é se basear em indicadores que apontam a satisfação dos seus clientes com os seus serviços e a probabilidade de retornarem. Por exemplo, é o caso do Customer Satisfaction Score (CSAT), que consiste em pedir aos seus consumidores que avaliem seus serviços usando uma nota de 1 a 5.

Para que seja possível se beneficiar dessa estratégia, também é importante tomar atitudes em função dos resultados obtidos. Fique de olho naquelas que pareçam ser as principais barreiras para a satisfação e fidelização desse público.

2. Humanize os seus contatos

Ninguém gosta de ser tratado como apenas mais um número em uma planilha. Uma das estratégias de fidelização de clientes que devem se tornar parte da sua rotina envolve humanizar as interações que você tem com esse público.

Isso significa adotar um discurso mais atencioso, que leve em conta as necessidades do cliente e personalize o atendimento com base nesses detalhes. Quem é bem tratado dificilmente opta por outro serviço ou empresa.

Tal estratégia pode e deve ser aplicada a todos os seus canais de comunicação. É fundamental que exista consistência em seus meios de contato, senão os seus esforços podem não surtir o efeito esperado.

3. Monitore a jornada do consumidor

Outra das estratégias de fidelização de clientes que a sua empresa precisa aplicar como parte da rotina é monitorar a jornada do consumidor. Mapear os passos seguidos por seu público até o momento de consumir seu produto ou serviço ajuda a planejar as ações certas para fidelizá-lo depois dessa conversão.

Esse processo não pode ser definitivo. Em vez disso, precisa se adaptar sempre que você obter novos insights e identificar comportamentos até então não conhecidos do seu público-alvo. O objetivo é que o seu modelo de jornada do consumidor sempre reflita a realidade.

Para fazer isso, é fundamental se basear nos seus próprios clientes. Consulte dados de períodos anteriores e converse com seu público para entender melhor o que o leva até os seus produtos de forma a identificar os pontos mais decisivos.

4. Colete mais dados sobre o público

Outro aspecto importante da fidelização de clientes envolve aprender o máximo que você puder sobre eles para aplicar as estratégias corretas por meio da captação de dados estratégicos.

Alguns dos pontos mais críticos são aqueles relacionados às motivações, medos, dores e principais necessidades dessas pessoas. Afinal, podem representar ótimas oportunidades para a sua empresa continuar impactando esse público de forma positiva e fidelizá-lo.

Para que seja possível ter acesso a esses dados, você precisa se voltar para os seus canais de comunicação e conteúdo. Experimente inserir um formulário de cadastro para baixar materiais informativos que requisitem essas informações.

5. Invista no seu pós-vendas

O pós-vendas é o estágio mais importante do relacionamento da sua empresa com o consumidor quando o assunto é fidelização. Se essa etapa é pontuada por problemas, barreiras e dificuldades, dificilmente as pessoas retornarão.

Portanto, entre as suas estratégias de fidelização de clientes deve constar uma preocupação com avaliar e aprimorar o seu pós-vendas. Ele precisa ser capaz de atender aos pedidos que recebe com alta eficácia e velocidade.

O melhor caminho a seguir é prever os cenários mais comuns e contar com processos definidos para que eles sejam solucionados sempre da melhor forma. Lembre-se também de ouvir os seus clientes para detectar eventuais problemas dos quais você talvez não esteja sabendo.

6. Trabalhe com marketing de conteúdo

Outra forma de fazer com que os seus clientes continuem tendo um contato positivo com a sua empresa após fazer uma compra é investir em marketing de conteúdo. Isso envolve publicar material informativo que seja do interesse desse público, o que ajuda a consolidar a imagem da sua empresa como uma autoridade em seu segmento.

Esse conteúdo não deve ser promocional. Em vez disso, deve atender às dúvidas e necessidades da audiência que você pretende alcançar. É possível explorar uma grande variedade de formatos, como posts em blog, e-books, webinars, podcasts, entre outros.

Para que o marketing de conteúdo tenha sucesso como uma das suas estratégias de fidelização de clientes, é essencial ter consistência. Ou seja, dedique-se de forma contínua a gerar esse valor ao seu público.

7. Utilize o remarketing

Às vezes, é preciso um “empurrãozinho” extra para fidelizar um cliente que está plenamente disposto a permanecer em contato com a sua empresa. Isso pode vir na forma de uma estratégia de remarketing, que é uma possibilidade disponível na maioria das plataformas de mídia digital da atualidade.

Remarketing é uma modalidade de segmentação de anúncios que busca impactar quem já expressou interesse em determinado produto ou até mesmo já comprou de você no passado. Ou seja, é uma forma de atingir uma audiência mais qualificada para os seus interesses.

Lembre-se de que, ao trabalhar com remarketing, o seu argumento de vendas também precisa ser especializado. Não trate essas pessoas como desconhecidas, mas sim como parceiras do seu negócio.

Agora que você já conhece as principais estratégias de fidelização de clientes, está na hora de começar a elaborar o seu planejamento. Considere as particularidades do seu negócio, do seu público e do seu mercado, além de sempre se basear em métricas mensuráveis para tomar as suas decisões.

Restou alguma dúvida sobre essas estratégias de fidelização de clientes? Então, deixe um comentário com a sua pergunta que teremos prazer em respondê-la!

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